© Copyright Mistral Associates 1984 - 2021

LINEWIND© e PIPEWIND Pro©

Incluindo derivados

spacer

Observe que essas páginas de Ajuda se aplicam às versões Linewind e Pipewind do Programas de dimensionamento de tubos de refrigerante da Mistral. Alguns recursos mencionados podem, portanto, não se aplicar à versão do programa que você está usando no momento.

Linewind é a versão básica do programa e trata de uma gama de circuitos apenas mais simples com cargas de refrigeração únicas. Pipewind é o programa mais avançado e inclui todos os recursos do Linewind , mas com a adição de vários circuitos e vários circuitos de carga de refrigeração.

Os usuários que desejam atualizar a licença do programa devem clicar aqui https://www.mistralassociates.com para obter mais detalhes, além de licenças de software on-line e recursos de download instantâneo.

ÍNDICE

ESTRUTURA DO PROGRAMA

'LINEWIND' é um programa de computador baseado no Windows™© e, como tal, segue de perto as convenções operacionais típicas do programa Windows. Um conhecimento prático de trabalho do Windows é, portanto, desejável ao usar LINEWIND. Referência ao Windows manuais de operação e páginas de 'Ajuda' servirão assim para cobrir muitas perguntas que possam durante a operação do programa.

LINEWIND foi projetado para que todas as informações relevantes sejam exibidas em torno de um único apresentação na tela principal. O programa também foi projetado para operar com uma lógica ordem de 'entradas do usuário' que imita de perto a maneira como os engenheiros lidariam com o manual processo de dimensionamento de tubos. Portanto, uma vez que uma pergunta (solicitação de entrada) tenha sido satisfeito, digitando um valor apropriado ou selecionando um item de um 'menu', o programa passará automaticamente para a próxima rotina de entrada lógica. Isso não impede que o usuário do programa insira entradas em uma ordem diferente embora às vezes o programa exiba uma mensagem de erro se outra entrada a rotina deve ser inserida antes que a atual possa ser respondida. Isto é porque algumas entradas podem depender de informações recuperadas ou computadas de rotinas anteriores antes que um resultado lógico possa ser calculado. Por exemplo: O O programa não permitirá a entrada de temperatura de condensação até que o ambiente seja estabelecido. Isso faz parte do cuidado exclusivo da Mistral em produzir programas que não permitir resultados ilógicos ou contraditórios.

™© direito autoral Microsoft Corp. 1985-2019. Todos os direitos reconhecidos.

ÍNDICE

PROGRAMA 'NAVEGAÇÃO'

O programa compreende uma série de 'Rotinas de Entrada' correspondentes a todos os perguntas que precisam ser respondidas para chegar ao resultado de diâmetros de tubo viáveis para o várias partes de um sistema de refrigeração. Essas rotinas de entrada podem ser acessadas tanto clicando no ícone ou botão apropriado que aparece na caixa de rotina de entrada (uma quadro que aparece ao redor da área que cobre o assunto escolhido) ou o programa também passará automaticamente para a próxima pergunta lógica a ser respondida assim que os dados da atual forem inseridos.

As entradas são obtidas digitando dados ou texto no teclado ou selecionando itens de 'menus' (listas de múltipla escolha) que aparecem na tela. Dependendo de o tipo de informação que o programa está solicitando que o usuário insira necessário pressionar a tecla Return (Enter) para fechar a caixa da rotina de entrada, confirme a entrada ou clique na próxima caixa de entrada (área branca dentro de um sub-quadro) dentro da rotina. A experiência é o melhor tutor a esse respeito, pois o programa solicitará uma operação ou pressionamento de tecla diferente, se for necessário.

ÍNDICE

TEMPERATURA AMBIENTE E CONDENSANTE

A temperatura ambiente varia de 20ºC a 55ºC. Faixa de temperatura de condensação de (acima) Temperatura do líquido a 20ºC acima Ambiente.

Alterar a temperatura ambiente ou do líquido após a entrada da temperatura de condensação forçará a reinserção da temperatura de condensação.

ÍNDICE

TEMPERATURA DE SUCÇÃO SUPERAQUECIDA

Temperatura de sucção superaquecida (efetivamente 'temperatura de evaporação' para fins do programa). Faixa de -40ºC a + 10ºC (dependendo e ainda mais limitado em alguns casos pelo refrigerante selecionado).

ÍNDICE

AUMENTO DA TEMPERATURA NA LINHA DE SUCÇÃO

A linha de temperatura de sucção saturada sobe na faixa de 0K a 10K.

ÍNDICE

TEMPERATURA DE DESCARGA DE GÁS QUENTE

As temperaturas de descarga de gás quente podem ser ajustadas, geralmente após a entrada de outros dados do refrigerante. Inicialmente, o programa pode permitir apenas uma entrada estimada 'padrão' de 60 graus Celsius. Após a conclusão do cálculo inicial, essa temperatura geralmente pode ser alterada.

ÍNDICE

tabela de eliminação gradual de cfc

ÍNDICE

TEMPERATURA DE CONDENSAÇÃO

As temperaturas de condensação podem ser inseridas entre 5K e 15K maiores que Ambient. Alterar a temperatura ambiente depois de entrar na temperatura de condensação forçará a reintrodução da temperatura de condensação se o ambiente revisado tirar a diferença da faixa permitida de 5K a 15K.

ÍNDICE

TEMPERATURA DE DESCARGA DO CONDENSADOR

As temperaturas de descarga do condensador podem ser inseridas na faixa de 1K maior que Ambiente a 1K abaixo da temperatura de condensação. Alterar a temperatura ambiente ou a temperatura de condensação após a entrada de temperaturas de descarga do condensador pode forçar a reintrodução das temperaturas de descarga do condensador se as entradas revisadas tirarem uma das diferenças fora da faixa permitida.

ÍNDICE

PERDA DE TEMPERATURA ATRAVÉS DA LINHA LÍQUIDA

The temperature loss through the liquid line may be within the range of 'above condenser discharge temperature' at 20°C above ambient.

Alteração do ambiente após a entrada da temperatura do líquido PODE forçar a reinserção da temperatura do líquido.

ÍNDICE

TEMPERATURA EVAPORANDO

As entradas de temperatura de evaporação são limitadas em função da temperatura de sucção superaquecida que foi inserida anteriormente. Alterar a temperatura de sucção superaquecida após a entrada da temperatura de evaporação pode, portanto, forçar a reintrodução de Entrada de temperatura de evaporação.

ÍNDICE

CARGA TOTAL DE REFRIGERAÇÃO

Faixa de 0,1kW (100 Watts) a 500,0kW.

A carga total de refrigeração para os fins deste programa é a quantidade total de energia absorvida pelo refrigerante no(s) evaporador(es) e não inclui o calor de trabalho adicionado pelo compressor ou os ganhos de refrigerante na linha de líquido.

ÍNDICE

REFRIGERANTE

Refrigerantes são selecionados em um menu que é acessado clicando no ícone Refrigerante.

Clicar em qualquer refrigerante no menu insere automaticamente todos os dados relevantes de propriedades térmicas e físicas no programa para esse refrigerante selecionado.

ÍNDICE

MATERIAL DE TUBULAÇÃO

O programa contém dados para tubos de refrigerante de cobre e aço. Estes podem ser selecionados clicando no ícone PIPE e, em seguida, selecionando o material do tubo desejado.

A seleção do refrigerante NH3 (amônia) forçará automaticamente a seleção do tubo de aço.

ÍNDICE

NOMENCLATURA DO TUBO

ÍNDICE

NÍVEIS DE EQUIPAMENTO

Para levar em consideração o efeito da gravidade no fluxo de refrigerante e nas quedas de pressão, é necessário determinar a relação vertical entre os principais componentes do sistema de refrigeração.

Onde 'Condensador acima do evaporador' foi selecionado, também será oferecida a opção de incluir 'Dual Riser' para a linha de sucção.

Observe que os cálculos para a opção exibida para várias cargas de refrigeração (vários resfriadores e circuitos principais de anel, por exemplo) estão disponíveis apenas na versão mais avançada do programa Pipewind . Usuários que desejam adquirir uma atualização de licença de programa devem clicar aqui https://www.mistralassociates.com para obter mais detalhes sobre programas e atualizações da Mistral, líder mundial em desenvolvimento de software de Engenharia de Aplicação RAC.

ÍNDICE

formas de ampliação

Tamanhos e formas de zoom do programa Mistral.

Muitas das centenas de formulários de programas da Mistral PODEM ser ampliadas quando necessário, mas para aquelas que não serviriam a nenhum propósito útil ou onde a ampliação seria contraproducente, então não podem!

Os programas da Mistral foram cuidadosamente projetados para serem "intuitivos" de usar. Para uma audiência tão ampla quanto possível. Eles também foram projetados para trabalhar com a maior variedade possível de plataformas de computador.

Mistral serve o que pode ser melhor descrito como um "nicho de mercado"> Significa um número relativamente pequeno de usuários em potencial em todo o mundo, quando comparado ao mercado disponível para desenvolvedores de software convencional, como processadores de texto ou planilhas, por exemplo.

Para gerar receita suficiente para cobrir os custos surpreendentes associados não apenas à pesquisa e desenvolvimento de software de computador altamente sofisticado, mas também para atender à necessidade essencial de mantê-lo constantemente, diariamente, Mistral achou necessário adotar um estratégia 'tamanho único'.

As principais formas de programa, portanto, embora relativamente pequenas, funcionarão praticamente em qualquer plataforma de computador. No entanto, quando é vantajoso que os formulários sejam ampliados, particularmente muitas centenas de formulários contidos nos programas que lidam com imagens gráficas ou desenhando interfaces de design, esses formulários podem ser ampliados e também 'ampliados' onde apropriado. Para maximizar o espaço disponível em qualquer formato de monitor e também a proporção que está sendo usada no momento.

Tente clicar no botão "ampliar" convencional do Microsoft Windows ©, encontrado no canto superior direito do formulário, para ver se ele será expandido. Tente também focar o cursor do mouse no quadro das formas gráficas da imagem e enquanto mantém pressionado o botão esquerdo do mouse 'arrastando e soltando' o quadro do formulário para uma nova posição. Se isso funcionar, o recurso de expansão existe. Se não funcionar, o recurso não existe apenas para esse formulário específico, mas os desenvolvedores considerariam que não é vantajoso fazê-lo!

ÍNDICE

Linhas de sucção com riser duplo

Onde o 'Condensador acima do evaporador' foi selecionado, é fornecida uma instalação para selecionar as linhas de sucção com riser duplo.

ÍNDICE

FUNÇÃO DE TUBULAÇÃO

O lado direito da página principal do programa é um formulário usado para identificar e, assim, calcular resultados para cada uma das funções do tubo de refrigerante.

Cada função de tubo é selecionada clicando nas guias nomeadas na parte inferior do formulário Função de tubo. Cada função de tubo é codificada por cores para ajudar a ajudar na identificação durante a operação do programa.

Linha Líquida
Linha de sucção
Descarga de gás quente (tomada do compressor)
Saída do Condensador

A opção é fornecida para inserir texto descritivo adicional para cada canal em consideração e esse texto será incluído no resumo impresso do programa. Não é essencial adicionar texto descritivo, mas o recurso é útil para ajudar a acompanhar projetos complicados de tubulações.

ÍNDICE

COMPRIMENTO DO TUBO

Os comprimentos de tubo são inseridos em uma janela suspensa acessada clicando no ícone Comprimento do tubo.

Os comprimentos dos componentes horizontal e vertical do comprimento total do tubo em consideração devem ser inseridos.

Onde a linha de sucção do "riser duplo" foi selecionada (clicando na caixa de seleção "riser duplo"), os resultados serão mostrados separadamente para as seções horizontal e vertical. Os risers duplos podem ser calculados com cargas desiguais de 10% a 90%.

ÍNDICE

LINHA LÍQUIDA PARA CÓPIA DE ROTA DE LINHA DE SUCÇÃO

Para acelerar o processo de entrada, onde normalmente é o caso, as linhas de Líquido e Sucção de refrigerante seguem de perto a mesma rota, foi fornecida uma instalação para "clonar" ou copiar instantaneamente todos os detalhes da linha de Líquido inseridos anteriormente e duplicá-los para a Sucção linha.

Basta clicar no ícone localizado no lado direito da caixa de diálogo Pipe Function.

ÍNDICE

DOBRA (RÁDIO LONGO)

As dobras de tubo pré-formadas ou formadas no local e com um raio nominal de 2 x diâmetro do tubo ou mais são inseridas como número total de itens clicando no ícone dobras de raio longo.

Os traps de erro de logaritmo inverso controlados pelo comprimento do tubo impedem a entrada de um número ilógico de dobras de raio longo e os traps de erro operam em conjunto com a entrada para dobras de raio curto.

ÍNDICE

DOBRAR (CURTO RAIO)

As dobras de tubos pré-formadas ou formadas no local e com um raio nominal inferior a 2 x diâmetro do tubo são inseridas como número total de itens clicando no ícone Curvas de raio curto.

Os traps de erro de logaritmo inverso controlados pelo comprimento do tubo impedem a entrada de um número ilógico de dobras de raio curto e os traps de erro operam em conjunto com a entrada para dobras de raio longo.

ÍNDICE

VÁLVULAS

Quedas de pressão nominais para válvulas de isolamento proprietárias (para todos os fins práticos, qualquer válvula de gaveta ou globo) podem ser inseridas no programa para inclusão no cálculo da função do tubo em consideração. Clique no ícone Válvulas e insira válvulas como número total de itens.

ÍNDICE

TEES (FLUXO DA FILIAL)

Tees pré-formados ou formados no local e com um raio de ramificação nominal inferior a 2 x diâmetro do tubo são inseridos como número total de itens clicando no ícone de fluxo de ramificação de Tees.

O fluxo de ramificação do tee significa que o refrigerante é girado até 90º à medida que passa (consulte também o fluxo da linha do tee).

ÍNDICE

TEE (FLUXO EM LINHA)

Tees pré-formados ou formados no local são inseridos como número total de itens clicando no ícone de fluxo da linha Tees.

O fluxo da linha de Tee significa que o refrigerante passa sem alterar a direção do fluxo (consulte também o fluxo de ramificação do Tee).

ÍNDICE

EQUIVALENTES DE COMPRIMENTO DE TUBOS

O 'comprimento equivalente' de vários acessórios para tubos é inserido como comprimentos em metros em uma janela suspensa, clicando no ícone Comprimentos equivalentes.

Claramente, até que o diâmetro de qualquer tubo em consideração seja conhecido, não é possível fazer uma entrada precisa do comprimento equivalente de um acessório de tubo. Uma estimativa portanto, deve primeiro ser inserido e a entrada de comprimento equivalente então comparada para precisão em relação ao diâmetro do tubo computado resultante. Se a primeira entrada não concordar com os dados proprietários do fabricante para comprimentos equivalentes para sua esse diâmetro do tubo, a entrada deve ser corrigida.

Se os fabricantes de acessórios puderem ser persuadidos e convencidos dos benefícios mútuos do dimensionamento rápido e preciso de tubos através do cálculo por computador, pretende-se adicionar seus dados ao programa para entrada automática. No entanto, alguém deve pagar por esse trabalho e a Mistral não está no negócio para promover livremente os produtos de outras pessoas. Ajude-nos a ajudá-lo, conscientizando os fabricantes sobre as oportunidades de vendas de seus produtos, patrocinando este programa.

ÍNDICE

PENALIDADE DO SISTEMA

A penalidade do sistema de destino (ou desejada) é inserida em ºC clicando no ícone Penalidade do sistema. O programa calculará as linhas de Sucção e Descarga de Gás Quente levando em consideração os valores-alvo inseridos, mas exibirá o diâmetro ideal do tubo com a resultante queda de pressão e a penalidade real do sistema.

Por padrão (ou seja, se nenhuma entrada for feita), o programa assumirá que a penalidade do sistema de destino para as linhas de sucção é de 2ºC e para as linhas de descarga de gás quente é de 0,186ºC

ÍNDICE

Tamanhos alternativos viáveis

O programa seleciona tamanhos de tubo ideais, de acordo com as regras de boas práticas da indústria. O processo de cálculo considera o fluxo de massa de refrigerante, temperatura, pressão, viscosidade, fatores de rugosidade da superfície do tubo, características de fluxo turbulento e laminar, níveis de ruído aceitáveis, retorno seguro do óleo, operação eficiente do compressor, operação eficiente do compressor, penalidade do sistema e outras perdas de eficiência do sistema para chegar a seus resultados. Um processo ainda mais complicado quando cruzamentos de tubos e cargas variáveis ??são responsáveis ??por mudanças constantes no volume e nas características físicas do refrigerante, tanto na forma líquida quanto na gasosa. No entanto, os tamanhos de tubo de refrigerante disponíveis no mercado são fabricados para tamanhos incrementais convenientes e há muitas situações em que diferenças aceitáveis ??nas quedas de pressão ou 'Penalidades do sistema' significam que tamanhos de tubo alternativos são tecnicamente bastante aceitáveis. Ao clicar no ícone na barra de menus superior, qualquer tamanho de tubo alternativo viável, juntamente com as conseqüências resultantes de alterações na queda de pressão e, quando aplicável, Penalidade do sistema, são exibidos instantaneamente.

ÍNDICE

DOIS COMPRESSORES DE ESTÁGIO

Os tubos de refrigerante para os circuitos do Compressor de dois estágios, incluindo os Flash Intercoolers, podem ser dimensionados clicando no ícone Compressor de dois estágios

Os detalhes da temperatura do refrigerante para os tubos adicionais são introduzidos através dos botões adicionais

O acesso a entradas e resultados para cada tubo no circuito é fornecido por uma série de guias no formulário Função de tubo.

ÍNDICE

CIRCUITOS MÚLTIPLOS

Os tubos de refrigerante para circuito múltiplo, incluindo Ring Mains, podem ser dimensionados clicando no ícone multiple circuit

Detalhes da temperatura do refrigerante para os circuitos e tubulações adicionais são inseridos através dos botões

onde os detalhes da entrada anterior de cada evaporador podem ser 'clonados' ou duplicados (e editados individualmente, se necessário) para economizar o tempo de entrada das chaves.


É fornecida a facilidade de alterar as posições do evaporador dentro de um circuito e, portanto, instantaneamente recalcular todos os tubos locais afetados em um circuito. Economizando potencialmente muitas horas de trabalho trabalhoso e propenso a erros, em comparação com a conclusão desta tarefa com métodos de cálculo manual.



É fornecida a facilidade para projetar circuitos com os designs típicos 'Primeiro líquido, sucção primeiro' ou menos convencional 'Primeiro líquido, sucção último'. Com comutação instantânea e recálculo instantâneo.

ÍNDICE
Clique no ladrilho sob o evaporador para acessar os detalhes de edição

O indicador de ponto amarelo aparece no evaporador quando verificado no circuito e atualmente aberto para entrada.

Clique no bloco (como indicado acima no círculo vermelho) para acessar o formulário de edição da descrição do evaporador.
Dica: Não se esqueça de quando 'clonar' ou duplicar os evaporadores que anteriormente forneceram descrições do evaporador também serão copiados. Deve-se tomar cuidado para editar descrições para tornar cada uma delas única. Por exemplo. 'Quietador de carne n ° 1', Chiiler de carne n ° 2 ' etc.

ÍNDICE

SELEÇÃO RÁPIDA

Economize tempo clicando no botão seleção rápida
O programa exibirá um menu contendo um pequeno grupo de soluções simples de pré-engenharia ou 'design de modelo' de circuito de tubulação simples. Eles contêm projetos indicados por usuários experientes do Linewind de pequenas instalações típicas de refrigeração frequentemente encontradas em instalações reais. Estes podem ser recuperados e depois editados e salvos como novos arquivos de cálculo (sem medo de destruir o 'modelo original') com segurança, com a confiança de saber que eles se baseiam em situações da vida real. Não esqueça de editar ou alterar a Referência fornecida para o 'design do modelo' para se adequar ao seu novo projeto.

Por que não criar e salvar suas próprias soluções 'design de modelo' adicionais para uso futuro? O arquivo 'Linewind' que você criar ao fazer isso terá a extensão .lwc e recomendamos que, se desejar salvar um arquivo para uso futuro como um 'modelo de design' que você altere os atributos do arquivo para somente leitura, para evitar o risco de sobrescrevê-lo acidentalmente no futuro. Consulte as páginas de Ajuda do sistema operacional Windows para obter conselhos, se não souber como criar um arquivo somente leitura.

As soluções 'Design de modelo' também podem ser usadas para fins de treinamento da equipe ou para serem transmitidas aos colegas como exemplos da política da empresa para determinados projetos repetidos com frequência.

ÍNDICE

MODELOS DE PROJETO DE SELEÇÃO RÁPIDA NÃO ENCONTRADOS

Caso o clique no ícone Running Man não revele um menu de modelos de design de circuito pré-projetados, significa simplesmente que o 'caminho' para a pasta que os contém foi perdido ou foi corrompido. Normalmente, isso só poderia ocorrer se outro programa interferisse "ilegalmente" na instalação do programa Mistral ou se um indivíduo tivesse mexido de forma descuidada e desaconselhada com a instalação do programa. Gerentes de TI inexperientes, sendo um exemplo não incomum!

O 'caminho' correto para os modelos de design deve ser C:\Arquivos de Programas(x86)\Mistral\Templates, seguido por uma lista de nomes de tipos de refrigerante, seguidos por nomes de arquivos de modelos de design descritivos individuais. Consulte as imagens abaixo.

ÍNDICE

RESUMO DA REVISÃO

O programa fornece uma rápida revisão conveniente ou resumo dos resultados clicando no ícone na barra de menus superior.

ÍNDICE

UNIDADES DE MEDIDA

O programa pode ser alternado para operar com unidades Imperial ou SI ('Systeme Internationale' ou métrica). Basta clicar no ícone na barra de menus superior para alternar entre as operações Imperial e SI. Isso pode ser feito a qualquer momento durante a operação do programa e o programa converterá automaticamente todos os dados exibidos e computados no momento. A alternância entre unidades também pode ser feita através de Opções na barra de menus superior.

ÍNDICE

impressão de resumos de seleção (para impressora)

Clique em Arquivo e, em seguida, em Imprimir no menu suspenso. Um resumo impresso será carregado automaticamente no driver da impressora atualmente selecionado no Windows™©. O driver de impressora atualmente selecionado pode ser alterado (se outros já estiverem instalados) clicando no botão Configuração.

As opções Intervalo de impressão no menu padrão do Windows que aparece podem ser desativadas quando um conjunto de várias páginas é necessário para conter o resumo completo do resultado da seleção.

Se a caixa Agrupar cópias não estiver marcada, desde que também seja solicitada mais de uma cópia, múltiplos de uma página serão impressos antes dos múltiplos da outra página. Para imprimir vários resumos como conjuntos, a caixa Agrupar cópias deve estar marcado (ou seja, clique na caixa de seleção para mostrar uma marca. Esse também é o padrão).

As opções oferecidas ao clicar no botão Configuração dependerão do driver da impressora instalado e estão fora do controle deste programa. Mais uma vez, as opções de Qualidade de impressão dependerão do driver da impressora instalado.

Windows™© Copyright Microsoft Corp. 1985-2019. All rights acknowledged.

ÍNDICE

impressão de resumos de cálculo (para arquivar)

Um resumo da seleção concluída também pode ser enviado ao software de processamento de texto instalado no seu computador, clicando no Caixa de seleção Imprimir em arquivo no menu suspenso Imprimir. Quando 'exportado' para outro software de processamento de texto (por exemplo, MS WORD), o O resumo pode ser editado para atender às suas necessidades. As fontes podem ser alteradas, em negrito, em itálico, sublinhadas ou em maiúsculas e o texto adicionado ou excluído, conforme necessário.

Processadores de texto diferentes podem ter interpretações diferentes de configurações importantes, como guias e fontes. Obviamente, isso está fora do controle do programa Mistral e o usuário encontrará rapidamente quais alterações precisam ser feitas nas configurações como Quebras de página, Configuração de página, Margens e Fonte, para obter resultados satisfatórios.

Índice

salvando resultados de seleção

Clique ou abra Arquivo na barra de menus superior e, em seguida, Salvar como no menu suspenso exibido. Um prompt é exibido, solicitando que você digite um nome de arquivo. O nome do arquivo segue as convenções da Microsoft©. O nome do arquivo receberá automaticamente a extensão .LWC, mas o usuário poderá escolher uma extensão alternativa, se desejar. No entanto, deve-se tomar cuidado ao usar extensões de nome de arquivo alternativas, pois o programa está configurado para esperar apenas encontrar arquivos de seleção com a extensão .LWC, e o usuário deve, portanto, lembrar-se de qualquer extensão de arquivo alternativa que pode ter sido usado ao recuperar arquivos posteriormente. Por razões técnicas, também é importante que extensões de arquivo prescritas ou 'reservadas', como EXE ou BAT, não sejam usadas, pois podem causar problemas em outras partes do computador.

Um arquivo de seleção salvo anteriormente pode ser duplicado salvando-o novamente (usando Salvar como) com um novo nome de arquivo. A seleção duplicada pode ser editada para criar um resultado totalmente novo.

Considera-se uma boa prática de "manutenção da casa" criar um diretório ou subdiretório separado no diretório em que os arquivos principais do programa são mantidos para armazenar arquivos de seleção. Os usuários não familiarizados com a criação de diretórios devem consultar os manuais fornecidos com o sistema operacional principal do computador.

©Copyright Microsoft Corp. 1985-2019 All rights acknowledged.

Índice

Fazendo backup de arquivos de resultados salvos

Por exemplo, para carregamento subsequente em uma instalação de programa atualizada.

Faça o backup (salve) dos arquivos de resultados clicando no ícone de backup encontrado no formulário de índice do grupo de programas mestre fornecido com as versões avançadas do programa.

Por padrão, o Windows salva automaticamente os arquivos de resultados na pasta Documentos ou, nas versões anteriores do Windows, na pasta Meus Documentos, um tanto paternalista.

No entanto, o Mistral fornece a opção de alterar esse destino para um caminho de pasta mais lógico da criação do usuário usando o recurso Backup do programa Mistral.

Se os arquivos foram salvos em um caminho de pasta com nome mais lógico, mas esse caminho foi esquecido, basta usar a Pesquisa do Windows para procurá-los usando as seguintes dicas de extensão de arquivo: -

Para os resultados de dimensionamento de tubos de refrigerante Linewind e Pipewind, os arquivos de pesquisa *.lwc

See also: Restaurando Arquivos de Resultados com Backup Anterior

ÍNDICE

RESTAURANDO arquivos de resultados com backup anterior

Restaure os arquivos de resultados salvos anteriormente, clicando no ícone de restauração encontrado no formulário de índice do grupo de programas mestre fornecido com as versões avançadas do programa.

Perdeu seus arquivos de resultados salvos?

Por padrão, o Windows salva automaticamente os arquivos de resultados na pasta Documentos ou, nas versões anteriores do Windows, na pasta Meus Documentos, um tanto paternalista.

No entanto, o Mistral fornece a opção de alterar esse destino para um caminho de pasta mais lógico da criação do usuário usando o recurso Backup do programa Mistral.

Se os arquivos foram salvos em um caminho de pasta com nome mais lógico, mas esse caminho foi esquecido, basta usar a Pesquisa do Windows para procurá-los usando as seguintes dicas de extensão de arquivo: -

Para os resultados de dimensionamento de tubos de refrigerante Linewind e Pipewind, os arquivos de pesquisa *.lwc

See also: arquivos de resultados de backup (salvos)

ÍNDICE

RECUPERANDO CÁLCULOS ARQUIVADOS

Para recuperar um cálculo, clique ou abra Arquivo na barra de menus superior e depois em Abrir no menu suspenso exibido. Uma lista de cálculos previamente arquivados com o a extensão .LWC aparecerá no diretório atual. O diretório atual pode ser alterado clicando na exibição de texto Caminho. Destaque o arquivo escolhido e pressione Retorne ou clique duas vezes com o cursor do mouse sobre o arquivo selecionado para abri-lo.

Se os cálculos tiverem sido arquivados com extensões de nome de arquivo definidas pelo usuário (ou seja, que não sejam .LWC), o ramal definido pelo usuário deve ser inserido manualmente no caminho de pesquisa em local do padrão do programa .LWC Se a extensão definida pelo usuário não for conhecida então o nome dado ao arquivo pode ser digitado seguido por. *. O * é chamado de 'curinga' e usá-lo abrirá todos os arquivos com nomes comuns, independentemente de extensão. Curingas também podem ser aplicados aos nomes dos arquivos. Por exemplo, *.* procure todos os nomes de arquivos com qualquer extensão.

É necessário ter cuidado ao procurar e abrir arquivos com *.*, especialmente se o A busca é por um arquivo que foi salvo no mesmo diretório que os diversos programas do programa. arquivos de procedimentos operacionais. Abrindo parte do funcionamento do programa (ou 'executável') arquivos com a extensão .EXE nunca devem ser tentados. Estes podem ser muito facilmente corrompido e impedir permanentemente a operação adicional do programa; especialmente se eles são copiados ou salvos novamente, pois isso equivaleria a invocar a proteção contra cópia sistema. Por esse motivo, é uma boa ideia e considerada boa manutenção de casa prática criar um diretório ou subdiretório separado no diretório em que o diretório arquivos de programa são mantidos para armazenar arquivos de cálculo. Comercial familiarizado com a criação de diretórios deve consultar os manuais fornecidos com seus sistema operacional principal do computador.

ÍNDICE

Os resultados não mostram!

A Mistral cuida para garantir que seus programas nunca exibam resultados ou dados enganosos. Quando, por exemplo, uma entrada responsável por um resultado específico é alterada, enquanto estiver sendo alterada, os resultados da entrada anterior serão apagados e excluídos da tela. Este não é um procedimento de programação de computador que ocorre automaticamente, mas em que cuidados e habilidades específicos precisam ser aplicados pelo programador e que, infelizmente, são muito incomuns! As conseqüências possivelmente catastróficas dessa programação tardia são óbvias e não precisam de mais explicações. Pela mesma razão, os programas Mistral não exibem resultados quando nem todas as entradas essenciais foram feitas. Se nenhum resultado aparecer, mesmo quando esperado, deve ser porque uma ou mais entradas estão incompletas. Por exemplo, se all comprimentos de tubo em um circuito ou uma ramificação para um circuito não tiverem sido inseridos, nenhum resultado para qualquer parte do circuito será exibido.

Lembre-se de que entradas ausentes podem precisar ser inseridas em evaporadores adjacentes em um circuito ou ramificação. Tente clicar em cada bloco de acesso ao evaporador e procurar uma marca ? em uma caixa de diálogo de entrada e que indica que a entrada de dados ainda é necessária.

Alternatively, read the 'Cue Card' that appears and which will advise what program operation is required next. Finally, Mistral's programs are all designed to 'self navigate' so simply hitting the Return Key will automatically take you to the next logical input routine. It isn't possible to make computer programs any easier to operate. In any industry or application!

ÍNDICE

bases de dados

Existem muitos milhares de bancos de dados (custos de pesquisa e compilação até o momento † 11,5 milhões de euros) fornecidos com o pacote de software Mistral e praticamente todos eles podem ser acessados e editados pelos usuários*. Algumas palavras de cautela, no entanto. Um cooler de uma única unidade, por exemplo, pode exigir até duzentos campos de dados para 'determinar' todos os aspectos de seu desempenho e características, e um único erro pode ter consequências devastadoras em uma seleção precisa futura. Se você não tem certeza do que está fazendo ou não sabe como testar a integridade do software, em alguns bancos de dados pode ser melhor deixá-lo para os especialistas. Outros bancos de dados, como os que contêm informações meteorológicas ou propriedades de materiais de construção e isolamento, são um pouco mais fáceis de editar e gerenciar. Além disso, por meio de um código lógico sofisticado de "interceptação de erros", o software Mistral foi projetado para detectar e avisar sobre erros potencialmente críticos. Temos um ditado na Mistral. "Já é bastante ruim estimar um contrato no momento da licitação e perdê-lo no preço, mas há uma situação muito pior. Subestimar os custos e depois vencê-lo!"

Depois de gastar muito tempo adicionando seus próprios dados aos programas, o que acontece quando você deseja movê-los, juntamente com seus dados personalizados, para outro computador?

No Windows 7 e na Microsoft, não é mais permitido que os usuários do programa salvem seus próprios dados, como arquivos de cálculo salvos ou edições no banco de dados de programas, na pasta prescrita onde os executáveis do programa (aplicativos ou programas 'exe') são armazenados. Os bancos de dados originais, fornecidos com os programas e essenciais para a operação do programa, podem, no entanto, ser armazenados juntamente com os arquivos de programas correspondentes, desde que sejam configurados como 'Somente leitura'. Isso criou complicações por atacado para desenvolvedores como o Mistral, que em seus esforços para simplificar as coisas, forneceram no passado facilidades para que os usuários adicionassem, excluíssem ou editassem dados em determinados bancos de dados do programa 'on the fly'. Ou seja, enquanto os programas estão em execução. Para superar mais uma complicação desnecessária introduzida pelo Microsoft Mistral foi forçado a criar automaticamente novas imagens paralelas ou espelhadas de bancos de dados para usuários que desejam criar ou editar seus próprios dados. Esses bancos de dados duplicados foram configurados para serem acessíveis pelos usuários, fazendo com que os dados adicionais apareçam automaticamente nos bancos de dados fornecidos originalmente. Em outras palavras, o Mistral 'combina' os dados do banco de dados originalmente fornecido e o novo banco de dados de cópias criado pelo usuário, para que todos os dados pareçam estar em apenas um único banco de dados. Complicado? Não, não mesmo. Os programas da Mistral continuam a operar de forma transparente, fácil e lógica, como sempre fizeram, apenas os bastidores do trabalho de programação para alcançar esse objetivo foram enormemente mais complicados.

Talvez a única irritação menor para os usuários seja o fato de a Microsoft insistir em que esses bancos de dados de "imagens em espelho" sejam armazenados em áreas do computador que não são fáceis de localizar. Essas áreas não são normalmente 'mapeadas'. Em outras palavras, os 'caminhos' da pasta não aparecem automaticamente no Windows Explorer, por exemplo. É como se a Microsoft tivesse deliberadamente frustrado os esforços e o trabalho de seus clientes!

Para piorar, os caminhos 'ocultos' para essas pastas variam de instalação para Windows de um usuário. Tornando impossível para o Mistral fornecer um guia universalmente aplicável sobre onde procurá-los!

Algumas pistas, no entanto:-

Em primeiro lugar, quais bancos de dados armazenam o que?

AWUSER.blb + AWUSER.dat + AWUSER.idx juntos, armazena produtos (alimentos), materiais de construção e isolamento, portas, janelas e cargas de calor de equipamentos diversos.

MISTGEOU.dat + MISTGEOU.idx juntos, armazena dados climáticos meteorológicos mundiais e coordenadas de localização geográfica da cidade.

STDPARAG.dat armazena texto do parágrafo padrão da cotação do cliente.

Em segundo lugar, onde é provável que esses arquivos de banco de dados sejam encontrados?

A localização varia de versão para Windows e até de configuração de usuário individual. (Por favor, não culpe Mistral por esta complicação. Mistral é apenas o mensageiro e não o culpado!)

Para o sistema operacional Windows mais antigo ainda suportado pelo Mistral e que é o Windows XP, o 'caminho' padrão para arquivos salvos e também para sombrear cópias de bancos de dados editados será algo como: -

C:\Documents and Settings\o nome dado ao seu computador - por exemplo, John\Application Data\Mistral\ junto com um dos talvez três ou quatro outros nomes de pastas depois.

Para sistemas operacionais Windows posteriores, como Windows 7, 8 e 10, por exemplo, uma regra geral que é de massa superior será Admin e, em seguida, o próximo nível de massa será AppData.

Abaixo disso, o próximo nível de pasta provavelmente será chamado Roaming e abaixo desse Mistral, que é o nome padrão da pasta de instalação do programa Mistral. O nome padrão de Mistral para a instalação pode, no entanto, ter sido alterado pelo instalador original. Será necessário clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa da área de trabalho Mistral e abrir 'Propriedades' para descobrir o nome da pasta de instalação.

Finalmente, leia a IMPORTANTE nota abaixo. É essencial. Você foi avisado!

IMPORTANTE: Alguns bancos de dados Mistral são 'multi-relacionais' e, portanto, um banco de dados pode 'se comunicar' a qualquer momento com outro e às vezes com outros dois bancos de dados. Nesses casos, uma 'família' de bancos de dados sempre terá um nome comum, mas necessariamente com diferentes 'extensões'. Por exemplo. AWUSER.blb, AWUSER.dat e AWUSER.idx. Nesses casos, é absolutamente essencial que todos os conjuntos de bancos de dados correspondentes são sempre copiados e colados. Isso significa que todos devem mostrar a mesma hora e data. Misturar esses conjuntos com carimbos de data e hora diferentes resultará em falha e quase certamente resultará na perda de todo o banco de dados. O único recurso que restou foi recriar o banco de dados do zero!

Dados adicionais gerados pelo usuário são identificados nos menus do banco de dados com um ícone anexado

Espera-se que a explicação acima seja clara, mas, como sempre, o software de computador é um assunto importante e, às vezes, um jargão confuso, embora indesejável, é inevitável. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a Mistral através do serviço 'Ajuda on-line', que pode ser encontrado em https://www.mistralassociates.com

* Some databases contain 'proprietary data' and which has been supplied by paying contributors. Under the instruction of these paying contributors access to these databases may be achieved only following entry of a password. The password may or may not be available to licensed users and Mistral is unable to provide any guarantee in respect of this matter. Please contact Mistral for further details in the event access is required to a database which is found to be locked.

† desde o início até a data 31 Dec 2019

Dados do refrigerante , incluindo dados psicrométricos completos da tabela, compreendendo temperatura, pressão, entalpia, entropia, massa, calor específico, densidade, volume e viscosidade, para os estados líquido e de vapor e, quando aplicável, calor saturado condições, é registrado no banco de dados interativo linew_rf.dat. Os dados nele contidos são proprietários e não pode, portanto, ser alterado. Os licenciados que pagam o programa Mistral que desejam adicionar dados adicionais de refrigerante ao programa devem entrar em contato com a Mistral Associates para obter orientação sobre como isso pode ser alcançado. Antes de fazer isso, as seguintes considerações essenciais precisam ser feitas: -

1) A Mistral Associates não pode processar dados que são propriedade intelectual de terceiros sem permissão expressa por escrito para fazê-lo pelas partes autorizadas que representam os proprietários desses dados.

2) Os dados psicrométricos do refrigerante devem estar completos (consulte o escopo no parágrafo acima) em toda a faixa operacional de Temperatura / Pressão do refrigerante e devem ser apresentados em formato digital, como planilha ou banco de dados. Gráficos psicrométricos gráficos e arquivos Adobe PDF de qualquer tipo de informação não são aceitáveis.

3) O processamento de dados é um processo altamente exigente e demorado. Mesmo antes compilação e testes exaustivos de provas. A classificação, a verificação da unidade e, quando necessário, a conversão, e a entrada manual de centenas de milhares de itens de dados de alta precisão, levam tempo. Mistral Associates não é uma instituição de caridade registrada. Os custos estarão envolvidos e, portanto, os encargos serão aplicáveis ??e precisarão ser atendidos. Estes podem ser substanciais.

ÍNDICE

GARANTIA

a) A Mistral garante que seus produtos de software produzam resultados de cálculo precisos em um total de +/- 1.5% em relação aos processos definidos nos manuais anexos e reproduzidos no texto 'Páginas de Ajuda do Programa' incluídas nos programas.

b) A Mistral garante que seu software será fornecido de forma a transferir com êxito 'Cópias de Trabalho' permanentes para qualquer PC IBM ou compatível com os seguintes recursos mínimos: - Processador Pentium, 512 Mbytes de RAM; 1024 mBytes de espaço livre no disco rígido; Sistema de vídeo VGA ou SVGA.

c) A Mistral garante que a mídia na qual seus programas são fornecidos esteja livre de qualquer defeito por um período de 3 meses a partir da data de fornecimento. Qualquer mídia considerada defeituosa será substituída gratuitamente, incluindo o software fornecido.

d) A Mistral não pode e, portanto, não aceita nenhuma responsabilidade por perdas, consequenciais ou não, atribuídas ou provadas como decorrentes da aplicação de seu software ou dos resultados dos cálculos produzidos por seu software. Isto é cabe ao cliente certificar-se de que os resultados produzidos pelo uso do software Mistral são adequados para a finalidade para a qual são utilizados.

Índice

HISTÓRIA

A Série Mistral de Refrigeração e Programas de Cálculo de Carga de Ar Condicionado são sucessores de programas de computador populares baseados em DOS anteriores e foram pesquisados de 1984 a 2019 pela equipe da Mistral Associates. Eles foram desenvolvidos por uma equipe liderada por Richard Hosking, gerente de desenvolvimento de programas da BSc (Hons) e sob a direção de Chris Smith MCIM MInstR, diretor técnico e gerente. Os programas são baseados em métodos de cálculo comprovados, incluindo fatores estabelecidos, constantes e algoritmos de domínio público. Os resultados do cálculo da carga podem ser comparados diretamente aos resultados do cálculo manual usando os métodos recomendados pela ASHRAE.

'LINEWIND' seleciona tamanhos de tubo ideais, de acordo com as regras de boas práticas da indústria. O processo de cálculo considera o fluxo de massa de refrigerante, temperatura, pressão, viscosidade, tubo fatores de rugosidade da superfície, turbulência do refrigerante e características do fluxo laminar, níveis aceitáveis de ruído, retorno seguro do óleo, operação eficiente do compressor, penalidade do sistema e outras perdas de eficiência do sistema para chegar aos seus resultados. Um processo tornado ainda mais complicado quando cruzamentos de tubulações e variações cargas e temperaturas do sistema são responsáveis por mudanças constantes no volume e no físico características do refrigerante nas formas líquida e gasosa.

Como em todos os programas de computador da Mistral para profissionais do setor de refrigeração e ar condicionado, ele foi submetido a rigorosos testes e verificações de qualidade nos principais estabelecimentos comerciais e educacionais do mundo. A Mistral cuida para garantir que todos os dados contidos em seus programas se enquadram no domínio de propriedade pública ou, se esse não for o caso, todos os direitos legítimos serão respeitados e os royalties devidamente pagos.

© programas Mistral são propriedade de direitos autorais da Mistral Associates 1984-2019 Todos os direitos reservados.

https://www.mistralassociates.com

Nenhuma parte dos programas, seus códigos, processos únicos ou imagens gráficas podem ser copiados ou reproduzidos de qualquer forma, seja eletrônica, impressa ou por qualquer outro meio, sem a permissão expressa por escrito da Mistral Associates, exceto a reprodução do cálculo do programa imprimível e resultados da seleção de equipamentos de capital e imagens associadas, como claramente pretendidos como uma função programada e benefício do usuário do uso dos programas.